Já paraste e pensaste que a palavra CASAMENTO pode surtir vários efeitos? efeito stress, efeito alegria, efeito tensão, efeito insônia.
Os efeitos e a boa sintonia do casamento podem variar a determinar da organização que for empreendida. É fato que quando pensamos em casamento a palavra de ordem para os noivos deve ser PLANEJAMENTO. Sem essa palavrinha, o que seria um sonho, pode se tornar em frustação.
O sentimento de perdição é comum logo de início, mas não necessariamente deve permanecer.
De cara devemos levar em consideração que o ritmo será intenso e que os noivos serão inundados pelas dúvidas e, consequentemente, pelas decisões.
Sendo assim, quais são os passos? A ordem apresentada é um cronograma lógico para análise, podendo a mesma ser alterada, a depender da necessidade e dos objetivos do casal.
Primeiramente defina a data, o estilo do casamento, quantidade de convidados, local.
Seguindo, a próxima será: escolha do cerimonial, fotógrafo, filmmaker decorador, buffet, doces. A terceira etapa: vestido, terno, buquê, sapato, joias.
Um ponto muito importante a salientar é que quanto maior for a antecedência na busca pelos fornecedores, maior a probabilidade de encontrar a data escolhida livre.
Com o esboço das necessidades principais em mãos, o próximo passo é organizar um checklist mensal.
Durante a organização do casamento vão surgindo novas ideias, detalhes que eventualmente foram esquecidos e, um checklis bem feito e cumprido à risca proporciona organização.
Nesta lista bem preparada vem a escolha da empresa que será responsável por fotografar o casamento. Será um passo importante? Digamos que importantíssimo, sem sombra de dúvidas!
O que adianta uma decoração perfeita do jeitinho que sempre sonharam; um buffet arranjado e delicioso; um vestido glorioso dos sonhos; um buquê com as flores mais belas; uma mesa de bolo e doces finos, bem estruturados esteticamente e de sabor memorável; uma maquiagem estupenda, se não tiver a empresa certa para registrar esses momentos?
Então a pergunta que sempre vem à tona: Como escolher a melhor empresa de fotografia?
Em diversas situações o preço influenciará, principalmente quando o orçamento for apertado, e há várias prioridades a levar-se em consideração, mas sempre somos inclinados a considerar que o casal deve escolher os fotógrafos por AFINIDADE pelo trabalho que prestam.
O valor investido numa empresa que consegue captar as melhores imagens não será tido como meramente um gasto, mas como um INVESTIMENTO à longo prazo. E, por que investimento à longo prazo? Tu já estiveste com uma pessoa que disse assim: “Nossa, eu não consigo nem olhar para as fotos do meu casamento!” ou “Nossa, as fotos do meu casamento ficaram lindas que olho para elas e me vejo naquele dia novamente!?”
Para ti, o que seria investimento levando em consideração esses dois relatos? Por óbvio que seria a segunda frase, não é verdade? Um investimento é o surtir de efeitos mesmo passando vários anos.
Por outro lado, temos a AFINIDADE. O que se entende por esse termo? Afinidade é você sentir que algo combina com você, com os seus gostos, o seu estilo pessoal, com o que acredita. Digamos que foto é conexão, você olha e sente, vive, capta o momento através do amor, emoção; você chora ou sorri. Sim, a boa fotografia consegue te levar aos mais altos picos emocionais se verdadeiramente sentir afinidade com o que está olhando. Porque fotografia não é apenas ver, é olhar e realmente enxergar, pois esse processo de enxergar é senso crítico, é analise, é querer.
Tu achas que esse processo de escolha pode ser difícil? Muito provavelmente, levando em estudo quando o mercado te dá uma infinidade de ótimos profissionais. Sendo assim, o próximo passo é marcar uma reunião e conversar pessoalmente com os fotógrafos, e se já sentir afinidade pelo trabalho, o próximo passo é a afinidade com os profissionais. Se houver aquele feeling de paixão e o bom relacionamento desde o primeiro momento, é a hora de ver o orçamento.
O orçamento é uma hora crucial, não é verdade? Você já sabe o que quer, tem a certeza que se sente íntima dos profissionais, e o próximo passo é analisar os pacotes e valores.
Sentiu que os pacotes e valores te agradam? Hora de fechar! Sentiu que não encaixa no orçamento como gostaria? É hora de conversar, ponderar e ver as possibilidades. Em uma boa conversa, a probabilidade de se chegar em condições que oportunizem a assinatura no contrato será gigantesca.
Portanto, nunca perca as esperanças de realizar o seu casamento, com os fornecedores e empresas que tanto gosta. PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E AFINIDADE são “substâncias” essenciais para um perfeito INVESTIMENTO e um casamento dos sonhos.
Camylla Cerqueira